Descubra as Vantagens e Desvantagens do Linux

Você é um novo usuário Linux e quer saber quais são as verdadeiras vantagens do Linux sobre o Windows? Existem várias vantagens, e é claro, algumas desvantagens de usar o sistema operacional Linux.

Este artigo aborda 5 vantagens da utilização de Linux sobre o Windows, e lista algumas desvantagens também.

Vantagens do Linux:

Custo – A vantagem mais óbvia de usar Linux é o fato de que ele é grátis, enquanto que os produtos da Microsoft são pagos e muitas vezes caras. Licenças da Microsoft normalmente só estão autorizados a ser instaladas em um único computador, enquanto que uma instalação Linux pode ser instalado em qualquer número de computadores.

Segurança – Na mesma linha dos custos, a segurança Linux é muito mais forte do que a do Windows. Por que você tem que gastar o dinheiro extra com software anti vírus?

O sistema operacional Linux foi criado no início dos anos noventa e conseguiu se manter seguro por todos esses anos. O argumento do desktop Linux não ser tão amplamente utilizado é válido para explicar a não existência de vírus.

O contra argumento é que o sistema operacional Linux é open source e se houvesse um vírus disseminado Linux, haveria centenas de patches lançados amanhã, seja por pessoas comuns que usam o sistema operacional ou pelos responsáveis da distribuição. Não é preciso esperar por um patch de uma única empresa, como fazemos com o Windows.

Escolha (Liberdade) – O poder de escolha é uma grande vantagem Linux. Com o Linux, você tem o poder de controlar quase todos os aspectos do sistema operacional.

Duas características principais que você tem o controle são o visual do seu desktop e os gerenciadores de janela, e o kernel. No Windows, você está preso ao desktop padrão.

Software – Há tantas opções de software, quando se trata de realizar qualquer tarefa específica. Você poderia procurar um editor de texto no Freshmeat com milhares de resultados.

As opções são maiores pois o Linux tem código aberto. Os usuários normais e programadores contribuem com aplicativos o tempo todo. Às vezes é uma simples modificação ou recurso de aprimoramento de uma parte do software, às vezes é um novo aplicativo.

Além disso, o software no Linux tende a vir com mais funcionalidades e maior usabilidade se comparado aos programas no Windows. O melhor de tudo, a grande maioria de softwares para Linux são de código aberto.

Não só você está recebendo o software sem nenhum custo, mas você tem a opção de modificar o código-fonte e adicionar mais recursos se você entender a linguagem de programação. O que mais você poderia pedir?

Hardware – Linux é perfeito para aqueles velhos computadores com quase nenhum poder de processamento ou. Você pode instalar Linux e usá-lo como um firewall, um servidor de arquivos, ou um servidor de backup. Há infinitas possibilidades.

Desvantagens do Linux:

Entendimento – Familiarizar-se com o sistema operacional Linux requer paciência, bem como uma curva de aprendizagem forte. Você deve ter o desejo de ler e entender as coisas por conta própria, ao invés de ter tudo feito para você.

Compatibilidade – Por causa de sua natureza livre, o Linux fica, por vezes, atrás da curva quando se trata de nova marca de compatibilidade de hardware. Embora os contribuintes do kernel e mantenedores trabalhem duro para manter o kernel atualizado, Linux não tem o apoio das empresas como sistemas operacionais alternativos. Às vezes você pode encontrar aplicativos de terceiros, às vezes você não pode.

Programas alternativos – Embora os desenvolvedores de Linux têm feito um grande trabalho na criação de alternativas para aplicativos populares do Windows, ainda existem alguns aplicativos que existem no Windows que não têm aplicação Linux equivalente.

Agora que você conhece as vantagens e desvantagens do Linux pode tomar uma melhor decisão sobre qual sistema operacional pode utilizar. E lembre-se que o Linux tem grande flexibilidade e pode ser utilizada em qualquer máquina.

Saiba mais sobre o linux: http://www.ubuntu.com/ e http://www.linux.org/